Cheiro de roupa limpa na casa toda

Que tal ter cheirinho de roupa limpa na casa toda o dia inteiro? Sim, é possível! E nem é preciso sair por aí lavando todas as roupas do armário. Hehe

Você vai precisar de: 

- Amaciante de roupas (da sua preferência)

- Álcool (desses comuns vendido em supermercado)

 – Água e um borrifador (desses baratinhos mesmo).

 

amaciante

No borrifador coloque uma colher de sopa de amaciante, a mesma medida de álcool e complete com água (se o borrifador for muito grande pode dobrar a receita. Eu, por exemplo, uso 2 colheres de cada um! 

Prontinho! Agora é só borrifar esse cheirinho nas camas, nas cortinas, toalhas de banho e nas roupas do varal e você terá cheirinho de roupa recém lavada na casa toda e por várias horas. 

Eu faço isso todos os dias. Depois de arrumar as camas, tirar o pó e passar o sekito no chão, eu borrifo o cheirinho pela casa toda. Simples assim!

Eu uso essa mistura também para passar roupa. Sai muito mais barato que os facilitadores vendidos por aí. Experimenta! 

Formas de silicone

Forma de silicone não é um produto novo. Aliás, existe já há alguns anos. Mas muita gente ainda tem um pé atrás com ela. Desde que comecei a usar muita gente pergunta se é boa mesmo.
Eu adquiri as primeiras há pelo menos 4 anos.

Primeiro comprei uma de pão e outra redonda. Depois comprei as para cupcake (ou tortinhas, ou o que a imaginação mandar!)

forma

A diferença entre as formas de silicone e as comuns começa na hora de colocar a massa. Não é preciso untar. JURO! Nada de óleo ou margarina.

E a mágica mesmo acontece na hora de desinformar. Não é preciso ficar desgrudando com espátula. Na maioria dos casos basta virar a forma num prato e pronto. Em outros, é só puxar as laterais da forma, que é super flexível, para liberar a torta, o pão ou o bolo.

E pode acreditar que não haverá nada grudado no fundo ou nas laterais da forma.

forma edit

As formas de silicone podem ir ao freezer (-40°C), ao microondas e aos fornos elétrico e à gás (até 220°C).
O tempo de preparo dos alimentos é inferior ao das formas tradicionais. Ou seja, você ainda economiza gás ou energia!

Eu confesso que ainda coloco uma forma de inox embaixo da forma de silicone antes de levar ao forno. O fabricante garante que  não há risco de derretimento, desde que coloque longe da chama. Mas uma vez fiz um teste e a forma deu uma sapecada kkkk
NUNCA
- utilize diretamente sobre uma fonte de calor;
- utilize materiais ponteagudos ou objetos cortantes na forma;
- lave a forma com buchas de aço, esponjas ou materiais abrasivos, pois prejudica a aderência da forma.
A forma, no entanto, pode ser lavada na máquina.
E ela é super fácil de guardar! Como não perde o formato original, pode ser dobrada e colocada numa gaveta, por exemplo.
Outras vantagens:
- Não enferruja ou mancha;
- É fácil de limpar;
- Não perde seu formato original;
- Não é poroso e, por isso, não retém cheiro ou sabor;
- Esfria bem rápido após o uso;
É show, garanto!
Só não esqueça de conferir se a forma tem o selo de qualidade da Anvisa que garante que o produto é de confiança. Lembre-se que você estará preparando alimentos para sua família!

A chave certa

Quase todo mundo carrega um monte de chaves. Carro, portas, portões, gavetas, cadeados, etc, etc, etc. E quem é que nunca confundiu as chaves e perdeu tempo testando a chave na fechadura errada? Quando eu morava com meus pais eram três chaves para entrar em casa. E duas delas era praticamente iguais. Sempre errava a chave!
Pois uma dica simples acaba definitivamente com o problema. Olha só que legal:

chave

Basta passar esmalte na chave, uma cor para cada chave e pronto! Nada de confusão na próxima vez que for abrir as portas ou as gavetas.

Por que peneirar os ingredientes

Eu nunca fui muito adepta de peneirar os ingredientes secos antes de bater um bolo ou fazer uma receita qualquer. Achava perda de tempo. Até que vi um programa da Palmirinha (que eu A-DO-RO. Ô mulher que cozinha fácil rs) e ela explicou o porquê de peneirar. Assimilei a informação e passei a peneirar tudinho.

peneira

Ao peneirar os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar, fermento e fubá – tiramos a umidade que pode haver neles. Além disso, você retira também possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de bicarbonato no fermento ou açúcar do achocolatado.

Peneirando os produtos a gente também faz com que a massa fique mais homogênea já que eles agregam mais facilmente.

Faça o teste e se convença também!

Saco de Lixo

Não sei se acontece com você, mas aqui em casa a gente sempre tira o lixo na correria. Na hora de sair de casa lembra de levar o lixo e sai catando os saquinhos dos banheiros e da lavanderia. E depois, quando a gente vai jogar o lixo no cesto…cadê o saco?? Ninguém lembra de repor e, graças a Murphy, nunca há um por perto. Certo?  Para evitar que isso aconteça uso um truque simples:

lixo

lixo2

Mantenho sempre no fundo do cesto um ou dois sacos de lixo dobrados ou enroladinhos. Assim, quando tiro o lixo, sempre encontro um saco substituto embaixo.  Aí é só repor.

Eu reponho os sacos nos cestos nos dias de faxina. Assim, na correria, não há desculpas. Nos banheiros é uma mão na roda.  Só não aconselho fazer isso no lixinho da cozinha já que é um lixo molhado, onde escorre líquidos e pode inutilizar o saco substituto.

Simples assim!

Solução para meias encardidas

Meia e sujeira se atraem. Ainda mais quando se tem criança em casa!
E eu nunca fui daquelas donas de casa com tempo – ou disposição – para ficar esfregando as meias na mão. Jogo na máquina e pronto!
Então as meias aqui de casa estavam sempre encardidas…tem coisa pior que meia parecendo suja?
Foi então que eu descobri um truque fácil e que foi a solução dos meus problemas!
E é de uma simplicidade tão surpreendente!
Você vai precisar de apenas duas coisas:
meia suja 2
Basta espremer o limão nessa água fervente e colocar a meia de molho.
meia 2
Eu deixo pelo menos uma hora. Depois lavo normalmente, na máquina claaaaaaaro!
Eu fiz questão de tirar a foto da mesma meia antes e depois para mostrar que funciona mesmo!
meia suja meia
Parece nova né?
Obs: As fotos foram retiradas do blog “Dicas da Candinha” , também de minha autoria.

Café na Medida

Café, pra mim, é um verdadeiro combustível: não vivo sem. De manhã, pelo menos, é sagrado. Só acordo depois de tomar um “pretinho”.

cafe

E vamos combinar que cheiro de café é algo inexplicável. Até quem não gosta de café não resiste ao cheirinho…rs

E sabia que existem alguns truques que garantem a qualidade do pó e o sabor do café pronto? Aprendi há algum tempo em um programa de TV que ensinava a preparar um bom café. Não tem segredo.

  cafe 2

O primeiro passo é nunca ferver a água. Isso pode queimar o pó. Quando a água começar a formar as primeiras bolhas está na hora de passar o café!

Outro truque é conservar o pó, depois de aberto, num pote hermeticamente fechado dentro da geladeira. Isso garante a conservação do aroma e do sabor do café. E nunca passe o café com a açúcar misturado. Pode alterar o sabor. Adoce apenas na hora de servir.

Ah, e antes de passar o café é sempre bom lavar bem a garrafa e passar uma água quente por dentro, o que garante a melhor conservação da própria garrafa e o calor do café por mais tempo.

 

Como secar camisas, camisetas e vestidos

Espaço, hoje em dia, é artigo de luxo. O que falar, por exemplo, das lavanderias atuais? Por isso, cada milímetro deve ser valorizado.
Na hora de secar camisas, camisetas, blusinhas e até vestidos podemos pendurá-los em cabides.

cabide 2

 

Desta forma, a gente usa apenas um pedaço do varal para secar várias peças, já que a distância entre uma e outra pode ser mínima e ainda sobra espaço para as outras peças.

Além de ganharmos espaço, a secagem no cabide facilita na hora de passar as roupas já que evita que as peças fiquem muito amassadas e com aquelas marcas de pregadores e do próprio varal.

Hoje em dia, nas lojas especializadas, você encontra esse tipo de cabide:

cabide

Ele é próprio para a secagem de camisas e economiza um bom espaço na lavanderia! E você não precisa ter um monte de cabide sobressalente para essa finalidade.

Fica a dica!

Higienização da esponja de lavar louça

Não sei se você sabe, mas a esponja de lavar louça tem mais bactérias que o vaso sanitário. Verdade!

esponja

 

Por isso a recomendação é trocá-la semanalmente.

Mas existe uma maneira eficiente de higienizar a esponja e mantê-la até que se sinta, realmente, a necessidade de substituí-la por uma  nova. Segundo um estudo norte-americano, essa técnica mata 99,999999% das bactérias:

Encharque a esponja com água. Deixe-a bem molhada, pingando mesmo. Depois leve a esponja ao micro-ondas e ligue-o por dois minutos.  (Eu ainda coloco um pouco de vinagre em toda a superfície antes de ligar o micro-ondas).

Atenção: Espere um pouco para retirar a esponja do microondas para não se queimar!!
Ah, e para evitar a contaminação da esponja, evite usá-la para outras finalidades: nada de limpar o chão, o fogão ou qualquer superfície com carne crua.

Geladeira organizada e mais econômica

Você sabia que organizar a geladeira pode te render economia de tempo e de dinheiro? Sim!

Se você souber onde estão os produtos, ao abrir a geladeira não vai ficar procurando nada. Assim, a porta aberta não ficará aberta sem necessidade e, consequentemente, não vai gastar energia à toa. Além disso, a colocação adequada dos produtos e a boa circulação do ar evitam que os alimentos perecíveis estraguem com facilidade.
Então, mão às obra!
geladeira
Antes de qualquer coisa, NUNCA use toalhinhas, plástico ou qualquer outro adorno nas prateleiras. Eles evitam que o ar circule direito, fazendo com que a geladeira trabalhe mais e gaste mais energia.
A segunda providência deve ser tomada na distribuição dos produtos nas prateleiras:
1- A primeira prateleira da geladeira é a mais refrigerada e, por isso, deve ser reservada para os alimentos mais perecíveis, aqueles que estragam com mais facilidade, como leite, frios, iogurtes e maionese.
2- As prateleiras intermediárias devem ser reservadas para alimentos já preparados, como sobras de comida, carnes temperadas, etc.
Os ovos também devem ser armazenados nnas prateleiras intermediárias e NÃO na porta. Assim ficam melhor refrigerados. Eu costumo colocá-los na penúltima ou na última prateleira, dependendo do espaço disponível.
3- A gaveta na parte de baixo da geladeira deve ser reservada para frutas, verduras, legumes e folhagens, que são mais delicados e necessitam de menos refrigeração.
As saladas, já lavadas e enxutas – sem tempero – podem ser guardadas em potes fechados na última prateleira. Assim, as folhas duram mais.
4- A porta da geladeira é a parte que recebe menos refrigeração, por isso deve armazenar os alimentos que não estragam com tanta facilidade, como água, refrigerante, sucos e condimentos.
borracha geladeira
Ficar atento à borracha da porta também é essencial já que a borracha veda a geladeira evitando que o ar frio saia e o ar quente entre. No mínimo sinal de borracha solta ou quebradiça não hesite em trocá-la.
Com essas dicas sua geladeira ficará sempre organizada e se tornará mais econômica!  Pode apostar!!!

Jornalista, mãe e mulher – não necessariamente nessa ordem. Como toda mulher quero abraçar o mundo com as pernas e me desdobro nas tarefas cotidianas: cuidar da casa, dos filhos, do meu trabalho, do blog e de mim.

1